domingo, 20 de maio de 2012

Prefeitura inaugura moderna UPA 24h



Pelos corredores da Nova Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do tipo III, inaugurada na ultima sexta - feira pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, a auxiliar de serviços gerais Benedita Rodrigues agradecia sozinha. Moradora do Loteamento Tóquio, no Conjunto Cidade Nova VIII, ela imaginava os benefícios que a unidade de urgência e emergência trará às cerca de 1.500 famílias da comunidade em que mora. “Eu não esperava que fosse tudo tão bom assim. Vai gerar muito benefício, Ananindeua estava precisando disso”.

Batizada de Dom Helder Câmara, a UPA tem capacidade para atender mais de 15 mil pessoas por mês, com uma estrutura composta por 28 leitos de observação adulto e infantil e uma equipe de mais de 200 profissionais. Classificada como tipo III, a unidade é a única do Estado do Pará com essa estrutura de atendimento atualmente. “Com a unidade estamos iniciando um processo de identificação diferenciado do atendimento onde teremos capacidade de avaliar o nível de urgência do paciente para proporcionar um atendimento mais rápido a ele”, disse o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, ao inaugurar a unidade ao lado da deputada federal Elcione Barbalho e do senador da República, Jader Barbalho. “Saúde em Ananindeua é absoluta prioridade”. Além de ressaltar o diferencial de atendimento oferecido pela UPA aos moradores do município, Helder Barbalho ainda destacou a estrutura física privilegiada da unidade de urgência e emergência, como salas de raio x e exames, sala para classificação de risco, farmácia, área para atendimento social e centro de especialidades odontológicas. “Temos uma estrutura fantástica com todos os equipamentos para atender e agilizar no sentido de estabilizar os quadros clínicos dos pacientes”, disse. “No segundo semestre, ainda vamos inaugurar mais uma UPA do tipo II no Icuí”, anunciou.

Diante da estrutura presenciada na unidade visitada cômodo por cômodo por quem compareceu à inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, ressaltou que a UPA ajudará a desafogar os hospitais de pronto atendimento da capital do Estado. “Essa é a primeira UPA do tipo III do Estado e é fundamental para evitar que as pessoas tenham que se deslocar para Belém. Com certeza, essa UPA vai ajudar a desafogar os prontos-socorros. Muita coisa vai ser resolvida aqui”, destacou. “Ananindeua está dando um exemplo para o Estado. Aqui (em Ananindeua) são realizados mais de 70% dos atendimentos do (programa) Saúde da Família e isso evita que muita gente vá para os atendimento de emergência”, ressaltou Hélio Franco.

Com área de mais de mil metros quadrados, a unidade foi construída e equipada com recursos provenientes de uma parceria entre a prefeitura de Ananindeua e o governo federal. “É o reconhecimento de uma luta. É um conjunto de ações que a gente vem desenvolvendo junto ao Ministério da Saúde, que vem prestigiando os municípios no âmbito da saúde, da educação, da habitação”, lembrou a deputada federal Elcione Barbalho. “Reconhecemos o esforço do Helder, que tem dado exemplo de administração.

Tenho certeza de que essa UPA é um exemplo para Ananindeua e para todo o Brasil”, complementou a assessora parlamentar do Ministério da Saúde, Iolanda Batista, que compareceu à inauguração representando o então ministro da saúde, Alexandre Padilha. O senador Jader Barbalho também destacou a importância da UPA não só para os moradores do município de Ananindeua, como também para todo o país. “Quero torcer para que essa unidade possa dar um exemplo para a nossa sociedade. Uma obra como essa, em um país com diferenças de rendas que é uma das mais brutais do mundo, é maravilhosa”, disse. “O governo tem que ter políticas compensatórias assim em favor dos mais pobres”.

Nenhum comentário: