O TRE tem até o dia 5 de agosto para concluir o processo
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) começou a julgar os pedidos de registros de candidaturas. Foram deferidos pelo colegiado Pleno registros para partidos, coligações, comitês financeiros e para o primeiro grupo de candidatos a deputados estadual e federal. Ontem, o tribunal julgou e deferiu todos os 78 pedidos de registros do primeiro grupo apreciado pela corte eleitoral paraense.
Todos foram considerados aptos e apresentaram os documentos requeridos pela Justiça Eleitoral. O julgamento prosseguirá amanhã em sessão ordinária do Pleno.
No total, foram solicitados 820 pedidos de registros de candidaturas ao TRE/PA. O julgamento deve ser feito até o dia 5 de agosto. A votação dos pedidos de candidaturas proporcionais a deputado estadual e federal foi julgada em bloco pelos juízes. No entanto, nenhum pedido de impugnação foi julgado ontem. Foram ajuizados mais de 80 impugnações de candidaturas majoritárias e proporcionais, pelo Ministério Público Eleitoral e por coligações adversárias.
Houve uma polêmica sobre alguns partidos e coligações que não preencheram em primeiro momento a cota feminina de 30% nas chapas proporcionais, mas os juízes acabaram aceitando as justificativas e permitindo a reparação e deferindo os registros. Os primeiros partidos com registros deferidos e respectivos comitês financeiros foram: PSol, PTB, PMDB, PSB, PR, PSDB, PSTU, PRB e PDT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário